Google
 

terça-feira, 31 de julho de 2007

Nos somos o país do vôlei, da natação, do handebol, mas e do futebol?

Caríssimos amigos do Chapeladas,

Já dizia meu avô que o homem que dá ouvidos aos seus amigos é aquele que ouve a voz da sabedoria e seguindo seus provérbios eu essa semana fui indagado por um amigo. Ele me questionou o que eu achava do Brasil no Pan.

De fato, o Brasil é o país do futebol verde e amarelo e...rosa! Isso mesmo, rosa! As meninas foram a campo e acabaram com o Pan com grandes apresentações, com a melhor camisa 10 do mundo e com muita classe, charme e categoria.

Nossa seleção marcou mais de 25 gols, teve gol de falta, de pênalti, de escanteio, de jogadas de habilidades que muito marmanjo de time grande não consegue realizar e assim nos trouxe o ouro.

Vale lembrar que batemos o time B dos EUA e que quando em Pequim enfrentarmos o esquadrão das americanas rechonchudas e habilidosas (elas jogam mais soccer que eles na terra do Tio Sam) creio que nosso time levará uma lavada, como em Atenas, e no máximo amargaremos a prata. E não, não esperem várias medalhas de ouro meus caros, porque virão no máximo 20 medalhas, sendo dessas 20, 15 de bronze.

No vestiário masculino em compensação muita falta de postura, um time limitado, com um comendo questionável e que foi um fiasco. Lembro-me bem que historicamente (pasmem!) nunca levamos uma medalha de ouro nas olimpíadas. Sempre paramos em times medianos e que se sobressaíram enfrentando o esquadrão canarinho.

Até o Japão em 1996 enfiou um a zero e ao enfrentarmos a Nigéria perdemos na morte súbita, o que nos tirou da competição. Isso sem mencionar o 7º lugar em 2000, o que me traz uma triste conclusão: um país que não investe em categorias de base não tem como se impor em competições que limitam idade. Os craques são precocemente vendidos aos mercados europeus e a cada dia perdemos a referência de matadores e habilidosos camisas 10.

Somo sim o país do vôlei (vou passar direto sem falar na amarelada das meninas do vôlei, para variar), o país do handebol, o país do salto com vara, um bom adversário para os deuses americanos das cestas impossíveis e de muitas outras modalidades. Somos sim o país do futebol verde, amarelo, azul, branco e rosa!




"Nossas moças batem um bolão, no bom sentido é claro" - Diagnosticou esse cronista sério...

Nenhum comentário: